O projeto Cultura Socioambiental em duas Comunidades Escolares de Ijuí é realizado pela Aipan através da lei Cultura Viva e Secretaria Estadual de Cultura e teve início em 2012. Consiste na realização de 11 oficinas, nas duas escolas.
No total, os recursos somam R$ 180 mil, divididos em três partes. Desde 2016, o repasse das verbas, assim como todo o processo, estava parado. Em agosto de 2019, o governo estadual retomou e reorganizou as ações que têm previsão de encerramento em julho de 2020.
O projeto tem um Comitê Gestor que é composto por representantes das duas escolas participantes – EMEF Tomé de Souza e EEEM Otávio Caruso Brochado da Rocha, da Rádio e TV Educativa (RTVE) Unijuí FM, Itecsol/Unijuí e ACATA Ijuí.
OFICINAS REALIZADAS:
Trilha dos Sentidos
Redescobrir a natureza através dos sentidos.
Essa é a proposta da Trilha dos Sentidos, uma das atividades realizadas em diferentes locais, com público bem diversificado e que fizeram parte das três etapas do Projeto “Cultura socioambiental em duas comunidades escolas de Ijuí”. Estas atividades foram realizadas entre os anos de 2014 e 2019 envolvendo a comunidade da Escola Estadual de Ensino Médio Otavio Caruso Brochado da Rocha, no bairro Mundstok e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tomé de Souza, no bairro de mesmo nome.
Na trilha encontram-se elementos naturais e objetos que podem ser percebidos com o uso dos diferentes sentidos: tato, paladar, audição, olfato. Deve-se fazer a trilha, no primeiro momento, de olhos vendados, para interagir com mais variados estímulos, de todas as formas possíveis. No segundo momento, com os olhos descobertos e a visão livre, refaz-se a trilha e se comparam as sensações. No final é importante registrar – com desenhos, prosa, poesia ou qualquer outra manifestação, numa forma de compartilhar as experiências.
“No mundo visual, que limita as sensações, uma nova perspectiva de sentidos… Perceber a vida de outra forma, descobrir a riqueza do mundo através do toque, do cheiro, do gosto, do som, das sensações…” (Marcia S. Schulz)
“SENTIDOS…sentir…
Vendar os olhos, permitir-se ser conduzido…
Tocar…o que não vê, confiar no que ouve…em quem fala…
Orientar-se pelo tato…dar os primeiros passos…é um desafio.
Sentir o cheiro/aroma…o vento… o calor… o frio…
Diferentes texturas…água, plantas, pedras, grãos, etc.
Diferentes sons…ruídos… e por vezes gostos/sabores
Tudo isso mexe com as emoções, de todos, de cada um, de maneira diferente medo, recordações, paz, alegria, susto…
É a experiência concreta de colocar-se no lugar daquele que não tem a visão. Como ele vive, sente, reage…
2014 Escola Tomé de Souza 2014 – Espaço preparado 2015 Esc. Otávio da (4). Rocha 2015 Esc. Otavio da Rocha 2015 Esc. Otávio da Rocha 2015 Esc. Otávio da Rocha 2019 Esc. Tomé 2019 Esc. Tomé 2019 Esc. Tomé 2019 Esc. Tomé