O projeto Cultura Socioambiental em duas Comunidades Escolares de Ijuí é realizado pela Aipan através da lei Cultura Viva e Secretaria Estadual de Cultura e teve início em 2012. Consiste na realização de 11 oficinas, nas duas escolas.
No total, os recursos somam R$ 180 mil, divididos em três partes. Desde 2016, o repasse das verbas, assim como todo o processo, estava parado. Em agosto de 2019, o governo estadual retomou e reorganizou as ações que têm previsão de encerramento em julho de 2020.
O projeto tem um Comitê Gestor que é composto por representantes das duas escolas participantes – EMEF Tomé de Souza e EEEM Otávio Caruso Brochado da Rocha, da Rádio e TV Educativa (RTVE) Unijuí FM, Itecsol/Unijuí e ACATA Ijuí.
OFICINAS REALIZADAS:
Trilha dos Sentidos
Redescobrir a natureza através dos sentidos.
Essa é a proposta da Trilha dos Sentidos, uma das atividades realizadas em diferentes locais, com público bem diversificado e que fizeram parte das três etapas do Projeto “Cultura socioambiental em duas comunidades escolas de Ijuí”. Estas atividades foram realizadas entre os anos de 2014 e 2019 envolvendo a comunidade da Escola Estadual de Ensino Médio Otavio Caruso Brochado da Rocha, no bairro Mundstok e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tomé de Souza, no bairro de mesmo nome.
Na trilha encontram-se elementos naturais e objetos que podem ser percebidos com o uso dos diferentes sentidos: tato, paladar, audição, olfato. Deve-se fazer a trilha, no primeiro momento, de olhos vendados, para interagir com mais variados estímulos, de todas as formas possíveis. No segundo momento, com os olhos descobertos e a visão livre, refaz-se a trilha e se comparam as sensações. No final é importante registrar – com desenhos, prosa, poesia ou qualquer outra manifestação, numa forma de compartilhar as experiências.
“No mundo visual, que limita as sensações, uma nova perspectiva de sentidos… Perceber a vida de outra forma, descobrir a riqueza do mundo através do toque, do cheiro, do gosto, do som, das sensações…” (Marcia S. Schulz)
“SENTIDOS…sentir…
Vendar os olhos, permitir-se ser conduzido…
Tocar…o que não vê, confiar no que ouve…em quem fala…
Orientar-se pelo tato…dar os primeiros passos…é um desafio.
Sentir o cheiro/aroma…o vento… o calor… o frio…
Diferentes texturas…água, plantas, pedras, grãos, etc.
Diferentes sons…ruídos… e por vezes gostos/sabores
Tudo isso mexe com as emoções, de todos, de cada um, de maneira diferente medo, recordações, paz, alegria, susto…
É a experiência concreta de colocar-se no lugar daquele que não tem a visão. Como ele vive, sente, reage…