A Aipan teve que desativar a horta comunitária situada à rua José Bonifácio, nº 1134. O contrato de comodato para uso do terreno encerrou-se neste mês de abril e o proprietário colocará a área à venda, o que levou à suspensão das atividades.
Para desocupar a área, mudas e plantas foram levadas para as casas de associados da Aipan que farão o cuidado e a replicação das plantas. Materiais utilizados no cultivo e manutenção da horta, bem como alguns equipamentos e demais insumos estão guardados na sede do Ponto de Cultura. “Essa é uma situação temporária, até que possamos reiniciar a horta comunitária em outro lugar. Estamos formatando um novo projeto, em parceria com uma escola e, assim que voltarmos a um calendário escolar normalizado, divulgaremos o projeto” , revela a presidenta da Aipan, Francesca Werner Ferreira.
A horta desativada foi iniciada em 2017 e ocupava uma área de aproximadamente 500 m². Com a ajuda de membros da comunidade e recursos advindos de doações e da Aipan, eram cultivados diversos vegetais como mandiocas, batata-doce, alface, rúcula, beterraba, berinjela e couve; temperos variados e também Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) a exemplo de capuchinha e ora-pro-nobis. Ao longo dos três anos, também foram realizadas visitas guiadas e oficinas com grupos de estudantes e de professores, dentre outros públicos da comunidade.
A Aipan também mantém outra horta comunitária, com produção que demanda cuidados mais simples – milho, abóbora e mandioca – na Rua do Comércio, aos fundos do nº 1038, próximo a linha férrea. “A comunidade pode participar de todas as nossas atividades, incluindo as hortas comunitárias. Todo o apoio é bem-vindo e esses são projetos coletivos, para ampliarmos a consciência sócio-ambiental, de preservação mas também de sustentabilidade”, convida Francesca.
Oi, Legal Preservação De Valores