Aipan dá início a grupo de bordado


Na tarde desta sexta-feira, 13, o Ponto de Cultura Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan) deu início a um grupo de bordado. A atividade é aberta a todos(as) os(as) interessados(as) e busca resgatar tradições e proporcionar a troca de conhecimento entre os(as) participantes. 

O grupo deverá se reunir sempre às sextas-feiras, de tarde, inicialmente na sede da Aipan. De forma livre e autogestionada, o objetivo é criar um espaço em que temas ligados à cultura socioambiental, às tradições não-acadêmicas, ao conhecimento popular e às experiências de cada pessoa possam ser compartilhados. A ideia foi proposta pela professora aposentada Nelza Tonel, inicialmente a uma das associadas da Aipan, Regina  Ribeiro, que levou a proposta adiante junto com a coordenação do Ponto de Cultura. 

Nelza Tonel, ao centro, orientando as participantes

“Eu fiquei encantada com nosso encontro de hoje, foi além das expectativas. Acredito que vai dar certo e a minha intenção de reunir as pessoas que gostam do bordado é, justamente, para resgatar essa atividade que é milenar e que faz tão bem. Nós precisamos ter uma atividade desse tipo e através dela também podemos chegar a outras pessoas que gostariam de voltar a bordar e vivenciar isso. O lado humano da coisa, esse aconchego, essa energia que a gente pode passar para outra, estender as mãos para alcançar outras pessoas e levar adiante, Ijuí merece. Vamos dar as mãos”, comenta Nelza que trabalha, atualmente, com patchwork e conheceu algumas iniciativas de bordado, como o grupo Bordadeiras da Redenção, de Porto Alegre; e; o grupo Fulô.A ligado à organização sem fins lucrativos Artesol, de Maceió, Alagoas; nos quais inspirou-se. 

Na primeira tarde de atividades, em clima descontraído e alegre, as participantes foram desafiadas a bordar uma flor e puderam adquirir um caderno que ensina os pontos básicos de bordado.  No decorrer dos próximos encontros, o grupo deverá definir um nome e cada participante poderá montar seu kit para bordado. A sede da AIPAN fica na rua Álvaro Chaves, nº 326, próxima à rótula na esquina do colégio Ruyzinho.